Amigdalectomia e Adenoidectomia
O que são as amígdalas e adenóides?
As amígdalas e as adenóides são órgãos que reforçam a imunidade de todo o trato aero digestivo superior, podendo sua função estar comprometida principalmente por hipertrofia (aumento) ou infecções repetidas.
O quê é amigdalectomia e adenoidectomia?
São os nomes dados à remoção cirúrgica das tonsilas palatinas (amígdalas) e das tonsilas faríngeas (adenóides).
Qual sua finalidade?
O principal objetivo destas cirurgias é restabelecer uma adequada respiração nasal, normalmente prejudicada em pacientes com hipertrofia de amígdalas e adenóide.
As indicações cirúrgicas são absolutas quando ocorre hipertrofia com obstrução da via respiratória (roncos e obstrução nasal) ou da via digestiva (engasgos freqüentes e dificuldade de alimentação) e crises infecciosas muito intensas ou repetidas.
As indicações cirúrgicas são relativas nas adenoamigdalites de repetição, abscesso periamigdaliano, halitose (mau hálito) e para o tratamento de sinusites ou otites de repetição.
Como é realizada?
A cirurgia é realizada sob anestesia geral somente em hospitais com estrutura adequada. O paciente dorme e não sente nenhuma dor durante o procedimento. Na maioria dos casos recebe alta no mesmo dia da cirurgia, necessitando de poucos dias de recuperação em casa.
Estamos preparados para explicar os riscos e benefícios dessa cirurgia, assim como a forma mais segura possível de realizá-la. Estamos à disposição para o esclarecimento de eventuais dúvidas.
Confira as nossas orientações pré operatórias: Clicando Aqui